"Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça." (Cora Coralina)

Entre, fique à vontade, compartilhe conosco... Deixe seu comentário...

domingo, 21 de novembro de 2010

Curau

Oi gente bonita, que saudade!!!!

Fui fazer uma visita e quando parei no sinal de trânsito vi uma caminhonete do outro lado da rua cheinha de milho verde. O senhor que vendia o milho gritava: "milho verde, 12 por 5, 12 por 5". Não era bem o caminho que eu tinha que seguir, mas diante dessa "promoção e do visual", tive que dar um jeito de chegar até lá. E não é que valeu a pena. Comprei 12 espigas grandes por 5,00 e 16 espigas menores também por 5,00. Fiz a festa!!!! Algumas espigas eu doei, outras cozinhei para as meninas (elas adoram milho cozido) e o que restou fiz um curau!!!!! "Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça..."


Ficou delicioso!!! Eu adoro curau de qualquer jeito: quente, frio, gelado, com ou sem canela... O que vocês acham? Vamos anotar a receita? É muito simples, sem muito trabalho e muito gostosa.

8 espigas de milho grandes
1 1/2 litro de leite
1 lata de leite condensado
1 colher (café) de manteiga
Lavar bem as espigas e ralar (eu ralei, mas tem gente que prefere cortar os grãos bem rente ao sabugo e bater no liquidificador com um pouco de leite; particularmente, não gosto muito dessa opção. Prefiro ralar mesmo). Feito isso, espremer em um pano limpo tipo fralda para tirar o suco que será usado na receita (eu prefiro espremer numa peneira bem fininha). Colocar esse suco em uma penela com o leite, a manteiga e o leite condensado. Mexer sempre até engrossar (mais ou menos grosso, conforme sua preferência). Colocar em um refratário, polvilhar canela. Servir quente ou gelado.

Ps.: 
- o bagaço do milho que sobrou quando a espiga foi ralada serve para fazer um delicioso bolo de milho.
- às vezes, adiciono 50 g de coco ralado à receita do curau. A textura não fica tão lisinha, mas o sabor....

Beijos e até mais!!


9 comentários:

Fabiana disse...

Ola Veronica!!!
Puxa, sabe que curau me lembra a minha infância....
Minha avó, junto com a minha mãe e minhas tias faziam, curau, pamonha, bolo de milho....uma fartura.
Eu, nunca fiz...que vergonha, né?kkkk
Bom, levo a sua receita, quem sabe agora é a hora..kkkk
ah, sempre vou para Barra Mansa e Volta Redonda, minha sogra mora lá, e meu marido nasceu em Volta Redonda.
Agora, quero conhecer Petrópolis, dizem que parece uma cidade daqui de sampa, que também adoro "Campos do Jordão.
beijos

Renata Boechat disse...

Milho fresquinho é tudo de bom né?

Aqui em casa meu pessoal tbm adora cural, mas aqui em BH a gente diz mingau de milho...rss

Ótima idéia a sua, ficou show!

Um abraço,
Boa Noite!

Marly disse...

Que delícia, a segunda foto tá de matar um de desejo, rsrs.

Um beijo e boa semana.

Jotta e Rosley disse...

Oi Verônica, como bom pernambucano, não dispenso um curau ou canjica (como eu conhecia na terrinha). É uma delícia! Abraços!

Daniana Bittencourt disse...

Tá lindo esse curau...
Eu não sou muito fã, só como quando fica bem firme e depois de geladinho.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Maria disse...

Olá Veronica!
Venho agradecer e retribuir a sua visita.
Aproveito e provo uma colherada desse doce com uma pinta deliciosa.
Espero vir de visita mais vezes à sua cozinha.
Um beijinho e boa semana.

Rose disse...

Eu queroooooo sou apaixonada por curau só que pra mim tem que ser quente. Quando está ana geladeira aqueço um pouquinho no micro.
Bjinhus!!!

Belocas disse...

Olá, vim agradecer a visita ao Iguarias Caseiras. A minha cozinha estará sempre à sua espera.
Não conhecia este termo (CURAU), mas parece ser uma sobremesa bastante agradável. Nunca usei milho em maçaroca, mas uso muito farinha de milho ou sêmola de milho (que segundo uma amiga blogueira do brasil deve ser o mesmo que canjica.
Bjs e até breve

Amehlia Digital ! ® disse...

Vc está judiando demais Vê...
Amo, amo mingau de milho...nossa, coisa que lembra Minas na hora...
Que saudades!
Tb como de qualquer jeito, mas prefiro bem gelado...
tudo bem q eu corto e bato no liquidificador...rsrs....
Nunca ralei cumadi :]
Vc tá muito quituteira...gostei demais!
Um bejim no seu coração...

Veja também:

Related Posts with Thumbnails