"Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça." (Cora Coralina)

Entre, fique à vontade, compartilhe conosco... Deixe seu comentário...

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

In off...

 Julie & Julia

 

Lindo, leve, doce, interessante...


Bolo de Abacaxi


Olá queridos!!!! Hoje tem bolo de abacaxi!!! Bem geladinho então... delicioso!!!!! Fiz o pão-de-ló da Otávia Sommavilla (ela é tudo!!!!!). Maravilhoso. Recheio duplo de creme de baunilha e doce de abacaxi. Para cobrir, um chantilly (...zinho) básico.
Hoje tenho que ser breve! 
Beijos e aguardo vocês!!!!!!


domingo, 22 de agosto de 2010

Mais Cupcakes...


As Borboletas
(Vinícius de Moraes)

Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam 
Na luz
As belas
Borboletas

Borboletas brancas
São alegres e francas

Borboletas azuis
Gostam muito de luz

As amarelinhas
São tão bonitinhas!

E as pretas, então...
Oh, que escuridão!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Torta de Amêndoas


Olhem bem pra isso!!!! A vontade de comer um doce era tanta que abri a geladeira e fui pensando no que eu poderia fazer com o que tinha em casa. Depois de definir o que tinha, resolvi fazer uma torta de amêndoas! E olhem no que deu: DIVINA!!!!! Acho que não consigo fazer outra com o mesmo sabor...
A massa da torta é aquela de biscoito com manteiga. O creme branco fiz com leite condensado, gemas e baunilha. O creme que envolve as amêndoas é uma sobra de uma cobertura de bolo (da Isamara, já postada) e, por último, ganache de chocolate meio amargo. De contar pra vocês, fiquei com água na boca!! 
Bjs!!!!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pizza!!!!!!!!


Pizza combina com final de semana que combina com pizza! Massa deliciosa, leve, macia e sempre dá certo. Passo para vocês receitinha que ganhei de uma amiga. Em tempo: fiz mini pizzas para meninas levarem no lanche da escola, brotinho para marido e tamanho família para quem nos visitar...

Receita:
1 ovo
500 ml de leite
1 colher (sopa rasa) de sal
2 colheres (sopa) de manteiga
6 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de óleo
50g de fermento biológico (eu usei o seco; o saquinho vem com 10g, que equivale a 30g do outro. Usei 2 saquinhos e deu tudo certo)
aproximadamente 1kg de farinha de trigo (utilizei 900g para que a massa atingisse o ponto certo: macia e homogênea, sem grudar nas mãos)

Coloque numa vasilha todos os ingredientes, exceto a farinha e o leite. Misture bem. Aqueça o leite (morninho) e coloque na mistura reservada. Acrescente a farinha até soltar das mãos. Deixe descansar por 15 minutos. Abra a massa, corte os discos no tamanho desejado e fure-os com um garfo. Deixe descansar por mais 15 munutos. Pré asse a massa (tabuleiro enfarinhado) por cerca de 3 a 4 minutos ou até começar  a dourar por baixo. Retire do forno e coloque recheio à gosto. Rende bastante (cerca de 100 mini pizzas).

Dicas: os discos de pizza podem ser congelados com ou sem recheio (eu congelei já recheados)



sábado, 14 de agosto de 2010

Bicho de pé!!!!


Há algumas semanas, numa encomenda de docinhos, fiquei surpresa ao escutar do cliente que ele queria "bicho de pé". Primeiro porque era um homem e, geralmente homens preferem "doces que não sejam tão doces assim" e segundo porque esse docinho (conhecido em alguns lugares como moranguinho) já teve seu minuto de fama e agora anda meio esquecido, mesmo nas festas infantis. Como era um pedido, foi realizado!!!! Bonito e de um sabor..... Com vocês,  BICHO DE PÉ!!!!!!!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Delícia de Coco


Quem não se entrega a uma sobremesa com creme de baunilha, recheio de coco e cobertura de ganache??? Bem geladinho, o "criticado e fora de moda" Pavê ganha ares de modernidade e conquista novamente o nosso paladar. É só experimentar!!!!!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Macarrão de Panela de Pressão


Olá queridos, de volta com um prato super prático e saborosíssimo!!!! Quem me deu essa receita foi minha amiga Sandra (a mesma da broa) há uns bons anos. Chegou final de semana e eu queria fazer uma coisa que não me tomasse muito tempo na cozinha. Marido e meninas adoram macarrão, então tratei logo de arrumar os ingredientes e... mãos na massa!!!!!!!

250g de macarrão (eu usei Penne)
250g de carne, frango ou atum (a carne vermelha ou o frango são usados crus)
1 lata de pomarola
1 lata de creme de leite
a mesma medida da lata de água

Colocar tudo na panela de pressão. Depois que "pegar pressão", marcar 3 minutos. Retirar. Colocar no forno para gratinar com queijo (opcional).

sábado, 7 de agosto de 2010

Pica-pau


 

Um amiguinho das meninas estava fazendo aniversário e queria que a festa fosse do Pica-pau. A mãe dele me pediu que a decoração do bolo fosse bem simples. Então, decidimos fazer os 3 personagens centrais: o Pica-pau, o Pé-de-pano e o Leôncio. Ficou bem bonito e fez a alegria da garotada. O bolo era de chocolate com dois recheios, bába-de-moça e bombom.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Torta de Banana (integral)


Nos tempos de UFV (Universidade Federal de Viçosa - MG) havia um evento chamado "Lanchão Cultural", num espaço de nome "Entre Folhas". Os quitutes do lanche eram feitos com ingredientes bem saudáveis, naturais, integrais e sempre eram muito saborosos. Entretanto, tinha um bolo (torta) de banana que fazia o maior sucesso. A massa era feita com açúcar mascavo, farinha integral e água. Uma vez marido (que tbém adora esse bolo) consegui a receita mas, após váaaaaaaaaaaaarias mudanças, não conseguimos achá-la. Como é um bolo bem diferente e que nos remete a boas lembranças, decidi me aventurar em fazê-lo, mesmo sem a receita original. E o resultado foi inesperado: sabor e textura iguais ao do Lanchão Cultural. Tratei logo de anotar tudo para não perder um detalhe...Aí vai a receita (que pode não ser exatamente igual a original, mas está aprovadíssima!!!)

Receita:
2 xícaras (chá) de aveia em flocos finos
2 xícaras (chá) de farinha integral
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/2 xícara (chá) de água

Misturar até formar uma farofa. Forrar um tabuleiro pequeno com metade da massa. Cobrir com:
8 bananas picadas
2 maçãs sem casca picadas
100g de nozes trituradas
uva passa o quanto baste

Fazer uma mistura de 1 xícara (chá) de açúcar mascavo e 2 colheres (sopa) de canela em pó. Polvilhar sobre as bananas. Cobrir com o restante da farofa. Regar com 1 xícara (chá) de água. Se preferir, polvilhe canela. Forno por aproximadamente 30 minutos.



domingo, 1 de agosto de 2010

Cupcakes


As férias acabaram e recomeçaram as dúvidas: que lanche levar para escola? Como minhas meninas são pequenas, tenho que inventar algo diferente todo dia para que o lanche não caia na rotina. A idéia dos cupcakes (Cinara´s Place) foi ótima, já que o tamanho é ideal e dá para fazer variações da massa, do recheio e da decoração. Elas aprovaram e eu também (não preciso ficar untando forminhas - e nem lavando depois!!!!!).

Bolinho de Aipim


Marido adora cozinhar e, vez em quando, se mete a fazer umas preparações. Na maioria das vezes dá certo e fica muito gostoso (o pior é a bagunça que marido faz...). Porém, o tal bolinho de aipim (mandioca, para ele que é mineiro) foi um desafio!!! Parece simples, mas nunca ficava legal. Após várias tentativas (e pedidos para esquecer essa receita, pois a família não aguentava mais aipim/mandioca), marido acertou o ponto e aí está. Ficou realmente muito bom! Família agradece!!!!!

Receita:
1 kg de aipim (mandioca) cozido e amassado
1 colher (café) de sal grosso
1 cebola pequena picadinha
orégano, salsinha, cebolinha à gosto

Dicas:
Os bolinhos podem ser recheados com carne moída, provolone (fiz esses dois), carne seca ou o de sua preferência.

Veja também:

Related Posts with Thumbnails