"Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça." (Cora Coralina)

Entre, fique à vontade, compartilhe conosco... Deixe seu comentário...

sábado, 27 de novembro de 2010

Quibe e suco de manga em 2 versões

Olá queridos,
aqui faz tanto calor que a gente desanima um pouco de fazer pratos muito elaborados e acaba preferindo um lanchinho para a noite. Resolvemos testar uma nova receita de quibe (ou kibe), já que a que fazíamos ficava um pouco gordurosa, apesar de muito gostosa. Essa agora é bem prática e o resultado é excelente!!!


250 g de trigo
400 ml de água fervente
2 envelopes de caldo de carne
500 g de carne  moída de boa qualidade
2 dentes de alho bem picadinhos
2 cebolas pequenas bem picadinhas
1/4 xícara (chá) de azeite
1/2 xícara (chá) de cheiro verde picado
2 colheres (sopa) de hortelã picada
1 colher (chá) de pimenta suíça
1 colher (sobremesa) de sal

Em uma vasilha, coloque o trigo, o caldo de carne e a água fervente. Misture bem e reserve até esfriar. Depois de frio, acrescente a carne, os demais ingredientes e amasse com as mãos até homogeneizar. Modele os quibes e frite em óleo quente.


Ainda fizemos uma saladinha de tomate (da horta de marido!!) e um suco de manga, metade batido com limão e metade com gengibre. Não tem receita e nem muito mistério. É só fazer o suco de manga normalmente e acrescentar caldo de 1 limão ou pedaços de gengibre. Bater novamente e servir.


 

Ps.:
- os quibes podem ser recheados, fica à seu gosto!
- quem tiver, pode passar a massa já preparado do quibe na máquina de moer. Dá um aspecto "mais lisinho" ao quibe (eu não tenho!!!)

Beijos e até mais!!!!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Torta de Banana Caramelada



Olá queridos! Olhem bem pra isso!!!!
Adoro banana. E, por conta disso, resolvi experimentar uma nova receita de torta de banana. Sempre fiz meio que "no olho", sem seguir qualquer medida. Ficava gostosa, mas não deliciosa!! Até que achei perdida uma receitinha básica e tudo de bom dessa torta e posso afirmar que, de agora em diante, sempre será essa!!! Muito boa mesmo. Não dá vontade de parar de comer, esse é o problema.... kkkkkk

Anotaí:

1 copo de leite fervente
1 copo de óleo
2 copos de açúcar, sendo 1 copo para a calda
2 copos de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó
4 ovos
4 bananas médias cortadas em rodelas
canela em pó

Em uma panela coloque 1 copo de açúcar. Quando começar a caramelizar, adicionar 1 copo de água.  Deixar ferver até formar um caramelo. Cobrir uma forma com o caramelo e colocar por cima as bananas cortadas em rodela.
À parte,  bater as claras em neve e reservar. Misturar numa vasilha as gemas, o óleo, o açúcar até obter um creme. Em seguida, adicione o trigo e o leite fervente e misture até que a massa fique homogênea. Adicione as claras em neve e por último o fermento. Coloque a massa na forma já com o caramelo e as bananas e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos ou até sair limpo o palito. Desenformar quente. Polvilhar canela.


Quer um pedaço???


 Dicas: 
- Como mostra a foto, coloquei junto às bananas um pouco de ameixa preta sem caroço. Nesse momento também polvilhei canela (não só depois de pronto como diz na receita). 
- Para dar uma incrementada na torta, também salpiquei castanha de cajú. Ficou deliciosa!! Acho que vale a pena testar!!!
- O bolo é tão fofinho e tão leve que dá para fazer a massa como um bolo comum, sem as bananas.


Beijos,

domingo, 21 de novembro de 2010

Curau

Oi gente bonita, que saudade!!!!

Fui fazer uma visita e quando parei no sinal de trânsito vi uma caminhonete do outro lado da rua cheinha de milho verde. O senhor que vendia o milho gritava: "milho verde, 12 por 5, 12 por 5". Não era bem o caminho que eu tinha que seguir, mas diante dessa "promoção e do visual", tive que dar um jeito de chegar até lá. E não é que valeu a pena. Comprei 12 espigas grandes por 5,00 e 16 espigas menores também por 5,00. Fiz a festa!!!! Algumas espigas eu doei, outras cozinhei para as meninas (elas adoram milho cozido) e o que restou fiz um curau!!!!! "Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça..."


Ficou delicioso!!! Eu adoro curau de qualquer jeito: quente, frio, gelado, com ou sem canela... O que vocês acham? Vamos anotar a receita? É muito simples, sem muito trabalho e muito gostosa.

8 espigas de milho grandes
1 1/2 litro de leite
1 lata de leite condensado
1 colher (café) de manteiga
Lavar bem as espigas e ralar (eu ralei, mas tem gente que prefere cortar os grãos bem rente ao sabugo e bater no liquidificador com um pouco de leite; particularmente, não gosto muito dessa opção. Prefiro ralar mesmo). Feito isso, espremer em um pano limpo tipo fralda para tirar o suco que será usado na receita (eu prefiro espremer numa peneira bem fininha). Colocar esse suco em uma penela com o leite, a manteiga e o leite condensado. Mexer sempre até engrossar (mais ou menos grosso, conforme sua preferência). Colocar em um refratário, polvilhar canela. Servir quente ou gelado.

Ps.: 
- o bagaço do milho que sobrou quando a espiga foi ralada serve para fazer um delicioso bolo de milho.
- às vezes, adiciono 50 g de coco ralado à receita do curau. A textura não fica tão lisinha, mas o sabor....

Beijos e até mais!!


domingo, 14 de novembro de 2010

Pão Mineiro Recheado


Alguém consegue resistir a um pão desses??? Pois bem, achei essa receita meio que por acaso e de cara já me deu vontade de fazer. "Botei reparo" nos ingredientes e resolvi que ia mesmo tentar. Algumas receitas gritam para nós: "pode fazer que vai dar certo". E foi o caso dessa. Super macia, saborosa e fácil. Aqui em casa todos recomendam!!!

Vamos lá:

1 tablete de fermento biológico fresco (15g)
1 ovo
250 ml de leite morno
1/2 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
3 xícaras (chá) de farinha de trigo

Bater no liquidificador todos os ingredientes, menos a farinha e o sal. Fica uma massa parecida com a de bolo. Espalhe metade da massa em forma de fundo falso, untada e enfarinhada. Cubra com o recheio de sua preferência. Eu usei o seguinte:

presunto ralado
mussarela ralada
manjericão (da horta!!!) picadinho
tomate sem semente picadinho (tbém da horta!!!)
1 pitadinha de sal e um fio de azeite

Cobrir com a outra metade da massa. Deixar crescer até dobrar de volume. Pincelar com gema e polvilhar com queijo parmesão e orégano. Assar em forno pré-aquecido, 180 graus até dourar.

 

Sirva quente e bom apetite!!!!


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Bolo da Alessandra

É primavera....


Ela vem de família baiana, nasceu no Espírito Santo, mas parece CARIOCA!! Alegre, comunicativa, extrovertida, simpática e corajosa. Ela me encomendou um bolo para o seu aniversário sem nunca ter experimentado qualquer doce que eu faça!!! Acessa o blog vez em quando e ouve algumas colegas do pilates comentarem sobre meus doces quitutes. Com vocês, a dona do bolo...


O pedido foi o seguinte: pão-de-ló com amêndoas, recheio duplo: um de nozes e o outro ganache de chocolate meio amargo. A decoração? Simples, com algumas flores bem coloridas sobre o bolo. Está aí!!! Acho que ela aprovou... E vocês?????

 

Parabéns Alê! Tudo de MUUUUIIIIIIITO BOM!!!! Que sua alegria seja eterna!!!

Beijos em todos da cozinha...

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Segunda-feira: dia internacional da dieta!!!!

Oi gente bonita!!!!!!

Final de semana com muita comilança, né? Não dá para resistir a tamanha tentação: sorvetes os mais variados, cupcakes que mais parecem coisa de revista! E os chocolates?! Impossível comer um só!!!! Sem esquecer da parte salgada da gula...
Depois de tanto exagero, que tal uma refeição bem levinha????? : )


leite, mamão, pêra, maçã, manga.... (o tomatinho da horta e o pimentão ficam para depois!!!). Tudo bem saudável. Quem sabe uma granola, ou linhaça (adoro!!!). Pra completar uma torradinha básica com ricota...
E o almoço?????..... Vamos começar com uma salada? Depois a gente inclui as proteínas e os carboidratos....


E por aí vai... Pelo menos na segunda-feira até a caída da noite, onde atacamos aquela sobremesa que restou do domingo e voltamos ao normal! : O
Segurem a boca queridos!!!! Vamos nos disciplinar para ter uma vida mais saudável e melhor. E o Natal nem chegou.....

Beijos e até mais!!!

sábado, 6 de novembro de 2010

Almoço Japonês

Kon-nichiwa!! (Oi!!)

A culinária japonesa é bem desconhecida para mim. Apesar de ter morado em cidades que oferecem boas opções para conhecer a cultura e a culinária japonesa, nunca tive a oportunidade. Estava sempre naquela correria...
Pensando nisso, e também devido as queridas Márcia e Manuela, resolvemos fazer um almoço japonês. Elas providenciaram tudo! Desde a alimentação até a organização. Tive que dar uma de "oriental" e ficar quietinha, sem dar um pitaco na cozinha. Afinal de contas......
O almoço foi bem simples (disseram elas), sem peixe cru ou pratos muuiito exóticos, já que realmente era tudo novidade p/ mim. Então, vamos almoçar???

 
 

Tempurá de legumes...

...yakissoba  e algumas outras iguarias. Uma delícia! Tudo estava delicioso! Tive uma leve resistência no início, muito leve, já que não resisti ao "segundo pedaço".... E não é que me saí bem com os hashis!!! ; )

Às autoras dessa deliciosa culinária, arigatô!!! Fabiana (amiga japonesa, blogueira, doceira, mãe), veja se passei no teste!!!!!

 
(as autoras)

Matá aimachou!! (Até a próxima!!!)
Beijos!!!!!


terça-feira, 2 de novembro de 2010

Mousse de Cajá e Chantilly de leite em pó

  

Olá amigos, bom encontrar vocês...

Outro dia, comentando com uma amiga, perguntei se ela sabia de alguma receita com Jambo (adoro essa fruta, mas não tenho idéia do que se possa fazer com ela; na verdade queria fazer uma mousse de Jambo para ver o que dá...). Ela me deu algumas dicas e foi então que resolvi fazer uma mousse diferente (pelo menos para mim!). Fui ao supermercado e encontrei várias frutas que em breve serão testadas aqui nessa cozinha, mas decidi começar pelo Cajá. Foi uma tentativa que deu certo! E muito certo, já que o sabor é impressionante. Depois da mousse pronta, achei que deveria incrementar um pouquinho a sua apresentação. Optei por uma uma velha e conhecida receita de chantilly caseiro que, além de ser muito saborosa, é prática e rende bastante. Todos que comeram a parceria de mousse de Cajá e chantilly de leite em pó gostaram e aprovaram!!!! A cozinha fica feliz.... : )

Receitinha da mousse:

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem o soro
300g de polpa de Cajá
1/2 pacote (de 12g) de gelatina sem sabor e incolor 

Dissolver a gelatina conforme indica o fabricante (queria uma consistência mais cremosa, por isso usei a metade do pacotinho). Colocar todos os ingredientes no liquidificador. Colocar numa travessa ou dividir em potinhos. Levar para gelar.

Receitinha do chantilly:

12 colheres (sopa) de leite em pó (eu usei Ninho)
12 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de emulsificante (usei Emustab)
1/2 copo tipo requeijão de água bem gelada

Bater na batedeira em velocidade máxima até atingir o ponto de chantilly.

Espero que gostem! Abraços  e beijos..... até a próxima.

Ps: continuo procurando receitas com Jambo. Quem souber... pode me contar?!!!!

Veja também:

Related Posts with Thumbnails