"Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça." (Cora Coralina)

Entre, fique à vontade, compartilhe conosco... Deixe seu comentário...

sábado, 1 de setembro de 2012

Suflê de milho e.... Setembro


Oi meus queridos,

agosto já se foi e se pararmos pra pensar, o natal já está batendo à nossa porta!!! Mas, antes que isso aconteça, vamos festejar setembro... com o desabrochar das flores, os finais de tarde com sol, o canto das cigarras (adoro ouvir), a vida nos chamando para "sacudir a poeira e dar a volta por cima"!!!
E como nos diz o poeta Beto Guedes:

"Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão onde a gente plantou juntos outra vez
Já sonhamos juntos semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar
Já choramos muito, muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer
Sol de primavera abre as janelas do meu peito
a lição sabemos de cor
só nos resta aprender..."

E nada melhor que um suflê para nos alegrar. Da cor do sol e com gostinho de quero mais.....




A receita é bem antiga, do tempo da "cozinha Maravilhosa da Ofélia. Eu era menina ainda, mas anotava sempre suas receitas e (se me recordo) essa foi uma das primeiras que testei. E olha que faz tempo....

2 latas de milho verde (eu só uso 1 lata)
1 tablete de caldo de galinha (nesse caso, eu derreto no leite)
1 xícara (chá) de leite
3 ovos (claras batidas em neve)
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de margarina
1 fio de azeite
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 cebola pequena bem picadinha
salsinha a gosto cortada bem pequena
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 lata de creme de leite ou 1 caixinha (opcional)
farinha de rosca para polvilhar




Coloque a margarina  e o azeite em uma panela e refogue a cebola, junte a farinha de trigo e refogue um pouco. Vá adicionando o leite aos poucos (com o Knorr) e mexendo sem parar até engrossar (mexa bem até ficar um creme lisinho do tipo molho branco). Retire do fogo e acrescente as gemas, mexendo rápido pra não cozinhá-las. Depois acrescente o queijo ralado, a salsinha, fermento em pó e o milho escorrido. Acrecente o creme de leite. Reserve. Bata as claras em neve firme e misture ao creme reservado, mexendo delicadamente. Coloque a mistura em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca. Leve ao forno pré-aquecido até dourar.




Bom Setembro p/ todos,



 Verônica



6 comentários:

Snack Bentô disse...

Que delícia, nuna tentei fazer suflê, essa parece ser uma ótima receia!

Josy disse...

Que delicia de prato, adorei esse suflê, aqui em casa gostamos muito de milho. Adorei a receita. Beijinhos,excelente finalzinho de domingo

Elza Carrara disse...

Olá Verônica, demorei mas eu cheguei, rsrs
Vim agradecer a sua visita no meu cantinho, seja bem vinda sempre :)
Bjs e ótima noite pra vc

Fabiola disse...

Oi Verônica
Obrigado pelo seu comentário lá no meu cantinho. Vim conhecer o seu e adorei as suas receitinhas.
Beijos mil
Fabiola

Rose Assis disse...

Esse Blog é o famoso loucura, loucura, loucura..rs Qtas deçicias, parabéns!
Aproveito pra te convidar a participar do sorteio de um livro que estou sorteando em parceria com o Pavablog, tenho certeza que vc irá amar. Participe!bjos http://massoterapiaassis.blogspot.com.br/p/s-o-r-t-e-i-o-s_3.html

Ana Carolina disse...

Hummm que receita deliciosa!
Posso levar pro meu blog, claro que dando os seus créditos?!
Bjss

Veja também:

Related Posts with Thumbnails